ALIMENTOS FUNCIONAIS

                                                

Olá amigos virtuais queridos de verdade! Todos nós sabemos que uma alimentação saudável traz benefícios físicos e mentais, os alimentos funcionais são aqueles que quando incorporados à nossa alimentação diária, além de nutrir como qualquer outro alimento, ainda atuam na nossa saúde física e mental e reduzem o risco de diversas doenças.

Gente, consumir esses alimentos funcionais não é um bixo de sete cabeças, até porque pra ser um alimento funcional necessariamente ele deve ser um alimento comum...

Alguns alimentos funcionais:

 
O mais conhecido probiótico é o leite fermentado, sei que ele custa um pouco caro mais sempre rola uma promoção no carrefour...rs
Estes probióticos são microorganismos vivos que atuam de forma benéfica na flora microbiana do intestino. Pra que isso? Pra que pessoas que tenham intolerância à lactose possam digeri-la, estimular as defesas do nosso organismo, aliviar a constipação e aumentar a absorção de minerais e vitaminas Além disso um alimento com propriedes probióticas previne o colesterol ruim e o câncer.
Pode anotar nas compras! 

Alimentos sulfurados e nitrogenados (Que que é isso MEO DEOS)
Pois é...essas substâncias atuam na desintoxicação do fígado e prevenção de câncer e estão presentes no repolho, brócolis, rabanete, palmito e alcaparra, estas ações também acontecem devido ao alto teor de glicosilatos nestes alimentos.
Pois é meu bem, sei que palmito e alcaparra é muito caro mais aí é só entrar no rabanete (Com todo respeito)


Alguns compostos antioxidantes atuam prevenindo alguns tipos de câncer e você os encontra no brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, couve e repolho.


Mais alguns antioxidantes:

Carotenóides, que estão presentes em alimentos de cor amarela, laranja ou vermelha.(tomate, abóbora, pimentão, laranja).
Eles são uma beleza, agem prevenindo câncer, na melhora da resposta imune, possuem ação protetora contra doenças do coração e melhoram o colesterol ruim!

Flavonóides:
São substâncias que o nosso organismo não possui, mas que nós precisamos.e são encontrados nos vegetais em geral.


Acidos graxos poliinsaturados, destacando as séries ômega 3 e 6, são encontrados em peixes de água
fria (salmão, atum, sardinha, bacalhau), óleos vegetais, sementes de linhaça, nozes e alguns tipos de vegetais.
Os ácidos graxos presentes nestes alimentos atuam na melhora da pressão sanguínea, do mecanismo de coagulação e ritmo cardíaco, na prevenção do câncer (mama, próstata e cólon) e redução da incidência de arteriosclerose.Por isso coma mais peixe e use sempre azeite extra virgem!|Lembra que sempre sobra uma sardinha em conserva no armário?Pois é, não deixe ela sobrando, coitadinha!

Em resumo, agregando à nossa mesa estes alimentos, alguns baratos e de fácil acesso é como um presente para nós mesmos: qualidade de vida.

RELEMBRANDO OS ALIMENTOS FUNCIONAIS CITADOS AQUI:
Leite Fermentado
Repolho
Brócolis 
Rabanete
Palmito
Alcaparras
Couve-flor
Couve-de-Bruxelas
Couve
Tomate 
Abóbora
Pimentão
Laranja
Salmão 
Sardinha
Atum
Bacalhau
Óleos vegetais
Semente de linhaça
Nozes




Paz e luz!


Um comentário:

  1. Oiee! Que ótimo post!

    Tem selinho prá vc no Postando sobre Artes!

    Beijo e ótima semana :)

    ResponderExcluir